Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Solanin #1 - Resenha



Faz algumas semanas que eu venho falando aqui no blog sobre esse lançamento da L&PM. As minhas expectativas estavam já muito altas quando comecei a ler o volume um de Solanin, e eu temia que isso causasse um certo desapontamento ao ler. Fico contente em afirmar que isso não aconteceu, e que ler este mangá foi algo mágico.

Nunca tinha nem ouvido falar de Inio Asano antes de comprar este mangá, mas quando o fiz, resolvi pesquisar sobre o autor. Eis que ele era famoso; geralmente por histórias humanas e sensíveis, e também pelo seu traço marcante. Depois de ler esse volume 1, me rendo a este cara. Fazendo coro ao Panino do Subete Animes, guarde esse nome!

Ele se mostra um mestre na condução da história, que prende no primeiro capítulo e então você não consegue mais parar de ler (eu mesmo comecei a ler apenas o primeiro capítulo, e agora estou aqui as 04:33 da manhã, escrevendo uma opinião do volume inteiro). O clima da história é fenomenal. Por vezes engraçado, por vezes triste... sempre reflexivo, sempre funciona. É um drama existencial extremamente humano e profundo, envolvendo cinco jovens que ainda não encontraram seu lugar no mundo, cheios de sonhos e frustrações.

Dá para dizer que o maior trunfo de Asano em Solanin são os personagens. A protagonista Meiko é provavelmente, a personagem mais carismática que já vi em um mangá. Ela não é perfeita, longe disso, tem várias atitudes infantis durante o mangá. Mas ao mesmo tempo, é decidida e confusa ao mesmo tempo, carinhosa, apoiadora e por aí vai. Além disso, o desenho dela é espetacular(*-*)! Embora a história foque mais em Meiko, os outros não perdem muito feio não. Existem capítulos para apresentar melhor os coadjuvantes, como o “wathever” Billy, o maluco Kato, a centrada Ai e o idealista namorado de Meiko, Kaneda.


Para criar um elo com esses personagens, Asano constrói situações emocionantes, ou até mesmo engraçadas. Algumas são particularmente geniais, como a da hilária “8230801ª Conferência Minha Comigo Mesmo”, ou a cena onde Meiko pinta o rosto de Kaneda, ou a história do velhinho das cartas de Billy. A tecla em que o autor mais bate, é a da passividade da sociedade, do tédio da vida cotidiana, do trabalho assalariado. Também fala muito da procura daquilo que te faz feliz, dos momentos de felicidade passageiros, que ele chama de milagres, e complementa:

“…Este momento só existe porque estamos desviando o olhar da realidade… Daqui pra frente, qualquer chance, por menor que seja, não pode se desperdiçada”



São coisas que eu me pergunto todo dia. Coisas que me tiram o sono. Que me deixam infeliz. E é por isso que me identifiquei tanto com Solanin. Talvez por que eu esteja bem na faixa etária dos personagens, passe pelas mesmas coisas que eles. Querer a fuga das responsabilidades e da rotina/repetição. Além disso, o autor aproxima a história demais da realidade. Os personagens são complexos, falam palavrão, fazem sexo, existe até uma cena rápida de nudez. Tudo tem um clima real, humano. Os diálogos parecem os que você tem com seus amigos. Além disso, o final do volume contém uma surpresa que deixa uma expectativa enorme para o próximo.

A habilidade de Inio Asano no desenho também é formidável. As expressões, os detalhes, o perfeito uso de fotos reais para a composição dos quadros, e o excelente design de personagens. E o detalhamento não está presente apenas de vez em quando. Todas as páginas são lindas, mesmo que em algumas, o grande volume de texto atrapalhe um pouco a apreciação dos desenhos.

Aqui está o único desenho de página inteira do volume (não lembro se tinha outro...):


Claro, para tudo isso ser apreciado devidamente, nada mais justo do que uma edição caprichada. E é isso que a L&PM entrega. Um trabalho muito superior ao que é geralmente feito no Brasil atualmente, utilizando-se papel branco, uma impressão perfeita e um belo acabamento de capa, fontes e notas de explicativas. Vale destacar também o excepcional trabalho de adaptação e tradução. Os diálogos estão soberbos, muito bem adaptados ao nosso jeito de falar.

Bom, simplesmente não há o que reclamar deste lançamento. Se o segundo volume for tão bom quanto esse, então trata-se de uma obra-prima, e será meu mangá favorito.

Espero que sim!



Solanin Vol.1
Editora:L&PM
Páginas: 216
Periodicidade: Mensal
Total de volumes: 2
NOTA: 10,0!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário